Após ampla discussão, com a participação da população e dos servidores da SMF, foi criado o Mapa Estratégico da Secretaria Municipal de Fazenda, como forma de materialização visual da estratégia adotada pela organização. O mapa estratégico abrange a missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos da SMF.

Trata-se de uma ferramenta fundamental para que as ações dos setores que compõem a SMF estejam alinhadas com seus elementos estratégicos, uma vez que permite uma comunicação clara de tais elementos a todos os servidores.

Os objetivos estratégicos da SMF são os direcionadores que demonstram as mudanças que a instituição quer executar. Os objetivos podem ser classificados em três categorias:

  1. Objetivos finalísticos, que se referem às atividades-fim da organização e geram os produtos ou serviços finais, beneficiando diretamente o usuário, outros setores e a própria Prefeitura;
  2. Objetivos de resultado, ações que tem como objetivo impactar uma atividade ou um processo já planejado;
  3. Objetivos de desenvolvimento organizacional, relacionados às atividades internas da organização, estimulando o desenvolvimento profissional de seus servidores e fortalecendo políticas institucionais.

A estratégia da SMF está representada no mapa abaixo:

Implantação do SGQ na Secretaria Municipal da Fazenda

Como uma instituição que busca uma gestão voltada para resultados e com foco no cidadão, tendo sempre em vista a sua missão, os seus valores e a sua visão, a Secretaria Municipal da Fazenda iniciou o projeto de implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para melhorar os serviços e atender melhor aos contribuintes e a própria Administração Fazendária.

O primeiro setor da SMF a implantar o SGQ é o Conselho de Contribuintes. O Conselho foi escolhido por promover a integração entre os contribuintes e a SMF, pois é responsável por julgar, em segunda instância, os recursos de decisões referentes a processos administrativos tributários de natureza contenciosa.

Além disso, o Conselho é um setor colegiado formado por representantes dos contribuintes e representantes da Prefeitura. O plenário do Conselho tem composição paritária, assegurando que os contribuintes participem das discussões sobre os recursos, tanto pessoalmente quanto por meio dos conselheiros representantes dos contribuintes.

Após a implantação desse projeto, o Conselho pretende obter a Certificação ISO 9001, que atestará a conformidade do sistema de gestão da qualidade com os padrões internacionais estabelecidos pela International Organization for Standardization (ISO). A implementação desse sistema visa promover uma cultura de excelência e melhoria contínua, estabelecendo processos claros, eficientes e eficazes, além de assegurar a satisfação dos contribuintes e a transparência nas atividades da Administração Fazendária de Niterói. A obtenção da certificação ISO 9001 será um marco importante para o Conselho de Contribuintes, demonstrando o compromisso em fornecer serviços de qualidade, promover a confiança e fortalecer a imagem institucional perante os contribuintes e toda a sociedade.

Em seguida, o SGQ será estendido a outros órgãos da SMF, até englobar toda a estrutura organizacional e todos os servidores da Secretaria, o que possibilitará uma melhoria nos serviços prestados para os contribuintes, com reflexos em toda a sociedade, por meio de uma arrecadação mais justa e eficiente.

Documentação do SGQ

Clique aqui para ter acesso à documentação do SGQ.

Consulte a política da qualidade, os objetivos da qualidade, a missão, visão e valores do Conselho de Contribuintes.