Informação

Cadastro fiscal: boas práticas e integrações

Especificamente na área fiscal, são inúmeros os benefícios do saneamento das inconsistências e do enriquecimento cadastral. Com dados e informações fidedignas e atualizadas, é possível promover maior eficiência na cobrança dos tributos e na justiça fiscal ampliando a autonomia financeira dos entes. 

Ler mais

Empresa Cidadã: resultados e prestação de contas

O Programa Empresa Cidadã agora entra em sua etapa final: a prestação de contas, na qual os beneficiários devem comprovar por meio da apresentação de uma série de documentos a manutenção dos postos de trabalho de acordo com as condicionalidades do programa. 

Ler mais

PLP nº 18/2022: remédio amargo e fatal?

O remédio amargo da vez é o PLP nº 18/2022, que obriga os estados a reduzirem suas alíquotas de ICMS para os combustíveis, o gás natural, a energia elétrica, as comunicações e o transporte coletivo. A medida pode parecer tentadora, já que desonera a cadeia produtiva e alivia o bolso da população em uma conjuntura econômica de inflação alta sobre os combustíveis e a energia. Entretanto, a medida traz imensos prejuízos ao país, tanto sociais, como econômicos e políticos.

Ler mais