Recentemente, os alunos do 4° ano do ensino fundamental do Instituto GayLussac, embarcaram numa experiência incrível no mundo da educação fiscal. As crianças tiveram uma tarde pra lá de especial na Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói (SMF). Sabe aquele papo chato sobre impostos? Esqueça! Com o projeto “Escola Cidadã: uma aventura fiscal na SMF”, aprender sobre o sistema de tributação se tornou uma diversão!

Então, imagina só: crianças explorando um mundo onde entender sobre impostos é divertido. Assim é o projeto que oferece uma variedade de atividades, como vídeos educativos, dinâmicas interativas e até uma “vendinha” montada para os pequenos sentirem o poder das notas fiscais.

Mas não para por aí! O Secretário de Fazenda, Heitor Moreira, nos explicou como Niterói está seguindo os passos de cidades exemplares, como São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, que já adotaram programas semelhantes para tornar a cidadania fiscal mais acessível e interessante. Assim, a gente constrói uma galera mais responsável, né?

brincando e Aprendendo

Durante a empolgante visita, a garotada participou de três dinâmicas, incluindo a simulação de uma eleição fictícia para prefeito(a) de Niterói. As turmas se dividiram em grupos, elegeram candidatos para apresentarem suas propostas e, após uma votação, a criança eleita escolheu seus secretários de Planejamento, Urbanismo e Fazenda. Outra atividade foi a “vendinha”, que incentivou as crianças a sempre pedirem a nota fiscal ao final das comprinhas. Ao final da brincadeira, cada um recebeu uma notinha especial com um QR Code que os direcionou para o Programa NitNota Cidadã. Quem diria que aprender sobre tributos poderia ser tão incrível?

Ah, e não dá pra esquecer da cartilha educativa que foi disponibilizada para os alunos, com o intuito de consolidar de forma lúdica tudo que eles aprenderam durante a visita. Tem até história do Palacio Arariboia, explicações sobre o papel da Secretaria de Fazenda, desvenda os mistérios dos tributos, e até uma espiadinha na separação dos três poderes, explora os Entes da Federação e também, o Programa NitNota Cidadã.

Com essa super iniciativa, Niterói está mostrando um caminho promissor para o futuro. As futuras gerações vão crescer entendendo a importância dos impostos e como eles podem transformar positivamente para as nossas comunidades. Que demais, né? Um verdadeiro exemplo a ser seguido. 🚀📚💰

Confira alguns registros da aventura!