A Comunicação Pública é um instrumento de interesse coletivo, que permite o fortalecimento da cidadania. O foco das ações da comunicação pública está no cidadão, em proporcionar-lhe o amplo acesso à informação e da melhor forma possível, com uma linguagem acessível e simples. É por meio dos vastos canais de comunicação que a instituição pública vai se aproximando cada vez da sociedade.

O conceito também abarca a transparência da instituição pública, a escuta ativa do cidadão e o estímulo ao diálogo. Jorge Duarte, autor de livros e artigos sobre o assunto, pontua que os agentes de comunicação pública devem desenvolver uma metodologia de conteúdo voltada para quem possui mais dificuldades e vai além, enfatizando que cada integrante de uma organização é um agente responsável por ajudar o cidadão a saber da existência das informações.

E acreditem, instituições públicas têm muita informação para divulgar, podemos citar algumas categorias de assunto: utilidade pública; prestação de contas; dados públicos; processos decisórios; temáticas institucionais; entre outros assuntos que fazem parte do dia a dia da organização. Apesar das muitas categorias, o objetivo continua sendo um só – disseminar a informação que o cidadão tem o direito de saber.

Estruturando o setor de comunicação da Secretaria de Fazenda de Niterói 

No início deste ano recebi a missão de desenvolver um plano de comunicação com o objetivo de implementar a Assessoria de Comunicação Institucional (ASCOM) da Secretaria de Fazenda de Niterói (SMF). Tendo como base o conceito mencionado acima,  reestruturamos os canais de comunicação com os contribuintes e desenvolvemos um planejamento estratégico de conteúdo para as redes sociais da Secretaria, priorizando uma linguagem mais atraente, fácil e inovadora. Com a implementação deste plano, ampliamos e modernizamos o acesso à informação, gerando oportunidades de diálogo e participação.

Sempre com um olhar atento para o cidadão, ampliamos também o nosso espaço nas redes sociais. Atualmente a Secretaria está presente no Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube. Elaboramos um calendário de assuntos diários, que oferece diferentes formatos de mídia: foto; arte; vídeo. Mantemos atualizado o conteúdo do website e criamos este Blog que também conta com ferramentas de interação com o leitor. Nesses dez meses de trabalho, de acordo com o Facebook Business, aumentamos em 35% o alcance da página do Facebook e em 100% o alcance do perfil do Instagram

É importante ressaltar que os conteúdos da Secretaria visam disseminar informação e conhecimento. Diferentemente de outros perfis institucionais e marcas, não temos como meta “curtidas”, afinal lembrar o cidadão sobre os seus impostos não é tão “atraente” assim. Nosso olhar se volta para a entrega e compartilhamento do conteúdo – quantos mais pessoas receberem a informação certa e no momento certo, menos chances de perder algum prazo, por exemplo. Sem falar nos conteúdos mais “pedagógicos” como é o caso dos vídeos tutoriais, que visam ensinar, muitas vezes, como o cidadão pode executar um autosserviço. Observe, são conteúdos que precisam passar pelo seu feed, se ganhar uma curtida, ótimo! Mas o foco ainda é ampliar o acesso à informação da melhor forma possível.

Redes Sociais e a proximidade com o cidadão

É inegável que as redes sociais transformaram o mundo e a forma como interagimos em sociedade. A produção de conteúdo para redes sociais ganhou relevância para inúmeras empresas e marcas, e assim um novo perfil profissional surgiu – Social Media. Em meio a tantas transformações, foi preciso também adaptar a imagem institucional, muitas vezes rígida e séria, para um novo ambiente onde a temática mais casual e intimista aproxima o usuário e promove engajamento. Mas veja, esse é o maior desafio para os perfis governamentais, passar credibilidade, seriedade e ao mesmo incluir pitadas de humor e descontração, tudo na medida certa. Ao mesmo tempo que envolvem temáticas importantes para o cidadão, as linhas editoriais trabalhadas nas redes lidam com assuntos delicados e nem sempre populares. Mas quando se acha o “tom” certo, a comunicação aproxima ainda mais o cidadão do órgão público, estabelecendo uma relação de confiança, seja pela rapidez em responder às inúmeras mensagens diretas no Instagram ou por postar um conteúdo que o ajudou a resolver um problema. Afinal, quem não quer resolver suas pendências pelas redes sociais de forma rápida e fácil? Então, estamos caminhando para oferecer ao cidadão de Niterói um atendimento por múltiplos canais, e sobre esse assunto, falaremos mais por aqui em uma outra oportunidade.

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Até breve!

Imagem: Online illustrations by Storyset