Desde 2014, a Prefeitura de Niterói se orienta por meio de uma administração pública estratégica, consolidada através da elaboração do Plano Niterói Que Queremos 2013 – 2033, um planejamento de longo prazo que definiu metas e orientou ações para 20 anos de gestão. Em consonância com os instrumentos de planejamento da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) assumiu o compromisso de consolidar uma gestão orientada para resultados ao unir o planejamento estratégico à capacidade de agir, sempre com ênfase nas demandas do cidadão.

Planejamento estratégico na SMF

Em 2021, a SMF dá mais um passo em direção ao fortalecimento do planejamento estratégico com a criação do Plano Institucional Participativo – PIP. O PIP surge da necessidade de elaborar estratégias de gestão para priorizar demandas, criar uma política institucional para a organização e superar os desafios que inviabilizam o alcance das metas. Nele, foi consolidada a Carteira de Projetos da SMF, responsável por promover uma visão clara dos projetos definidos para o ano, bem como das metas e dos desafios a serem cumpridos. Isso a partir de uma organização estratégica da Secretaria em cinco Áreas de Resultado – Arrecadação Eficiente, Gestão Fiscal, Modernização de Serviços com Foco no Cidadão, Desenvolvimento Institucional e Informação Qualificada e Transparente – que facilitam a compreensão do escopo dos projetos. Os resultados deste planejamento estratégico foram evidentes. Ao final do ano, a SMF alcançou um percentual de desempenho de 90% na execução dos projetos e foi destaque em diversas entregas que contribuíram para uma gestão fiscal de excelência no Município, as quais estão disponíveis no Relatório Anual de 2021.

Com a pretensão de aprimorar cada vez mais suas entregas, a SMF dá início ao ano de 2022 lapidando a metodologia direcionadora do PIP, ao estabelecer novas técnicas de monitoramento de projetos. A Carteira de Projetos de 2022, que comporta 41 projetos estratégicos a serem entregues ao longo do ano, ganhou mais uma ferramenta de monitoramento: a Central de Resultados. Com o objetivo de identificar prioridades, antecipar gargalos e acelerar processos, tudo em tempo hábil de execução dos projetos, a Central de Resultados delineia importantes metodologias de gerenciamento que impulsionarão os resultados pretendidos pela instituição, de acordo com as oportunidades e desafios estabelecidos.

Central de resultados

A Central de Resultados foi desenvolvida com base no estudo de metodologias nacionais e internacionais, como a série gestão estratégica de governos da Macroplan, o Deliverology da McKinsey & Company e a sexta edição do guia PMBOK do Project Management Institute. A atuação da Central de Resultados deve priorizar a orientação estratégica para resultados, com foco na concretização de suas entregas e da efetividade da ação pública. A comunicação, portanto, deve ser ativa, com reuniões periódicas, contato frequente e transparência. Isso possibilitará o acompanhamento intensivo e regular dos marcos críticos do projeto, o monitoramento dos riscos e a verificação de seus produtos, a fim de prospectar soluções e acelerar seu desenvolvimento.

Para uma operação estratégica, a Central de Resultados conta com seis elementos voltados a aceleração dos projetos. De início, são feitas reuniões de estruturação dos projetos com os responsáveis a fim de delimitar seus respectivos marcos críticos, bem como indicadores, produtos e prazos. Com essa base definida, é possível detalhar as entregas necessárias para o cumprimento dos marcos críticos por meio da estrutura analítica de cada projeto, disponível via on-line em uma planilha que facilita a visualização das entregas e pendências.  As reuniões de estruturação também são os alicerces para a definição da tabela de riscos de cada área de resultado, que elenca os principais riscos dos projetos por categoria, probabilidade de ocorrência, impacto no projeto e resolução. Tendo a comunicação ativa como um dos princípios norteadores da Central de Resultados, as notas mensais – relatório simplificado com atualizações do projeto – e as reuniões periódicas com os responsáveis por cada projetose apresentam como elementos favoráveis a manutenção de diálogos produtivos.  Por fim, os dados colhidos, as análises produzidas e as observações feitas são sintetizadas no painel de visualização, produzido com auxílio da ferramenta Power BI. O painel interativo dinamiza a leitura das informações e permite obter correlações, reflexões e insights sobre os projetos.

Uma gestão orientada para resultados se constrói por meio de um planejamento estratégico que compreende a importância dos detalhes para a composição do todo. Com muita responsabilidade e comprometimento, a SMF se projeta para o desafio de acelerar seus projetos, com um olhar atento as suas especificidades e, ao mesmo tempo, lentes que permitem enxergar os resultados integrais e seus impactos. Com as demandas do cidadão em mente, o planejamento estratégico da SMF se desenvolve para o fortalecimento da gestão fiscal do Município, contribuindo para uma Niterói cada vez mais próspera e dinâmica