Entre os setores que serão alvos de fiscalização estão:  serviços de educação, ensino, orientação pedagógica e educacional e  serviços relativos à hospedagem, turismo, viagens, serviços de diversões, lazer e entretenimento.

O Plano Anual de Fiscalização (PAF) 2023 já está disponível no website da Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói (SMF). O documento  contempla ações que visam aperfeiçoar os procedimentos de fiscalização tributária, inibir a sonegação fiscal, simplificar o cumprimento de obrigações acessórias e estimular a regularização espontânea pelos próprios contribuintes, o documento também  divulga os principais setores arrecadadores de ISS que serão objeto de fiscalização este ano. 

De acordo com a secretária de Fazenda de Niterói, Marilia Ortiz, o documento está na quinta edição e este ano prevê novamente um modelo de fiscalização mais baseado na autorregularização, direcionando o foco para as ações indutivas e educativas em vez de punitivas. 

“Este ano iremos adotar mecanismos para comunicar aos contribuintes as inconsistências apuradas mediante cruzamento de dados, permitindo, assim, a regularização de forma voluntária, previamente a qualquer procedimento de fiscalização. Esses procedimentos de comunicação foram intensificados em 2021 e 2022. A expectativa é que em 2023, com a implementação do DTEC – Domicílio Tributário Eletrônico – as atividades se tornem mais ágeis e eficientes”, explica Marilia.

Segundo o PAF, em 2023, o setor de serviços de educação, ensino, orientação pedagógica e educacional, instrução, treinamento e avaliação pessoal de qualquer grau ou natureza será alvo de ações de fiscalização voltadas para  verificar a regularidade das emissões de documentos fiscais e a conformidade destas movimentações com o porte dos estabelecimentos e com os demais dados a que a Secretaria de Fazenda tem acesso.

Outros setores, objeto das ações fiscais, são os setores de serviços relativos à hospedagem, turismo, viagens, serviços de diversões, lazer, entretenimento e congêneres. As ações fiscais nesses setores têm como objetivo detectar sonegadores contumazes, bem como contribuintes que apresentem indícios de erros no cumprimento da obrigação tributária. 

A Secretaria de Fazenda também ressalta que sem prejuízo às fiscalizações setoriais, serão realizadas fiscalizações individuais em contribuintes e/ou responsáveis tributários que forem selecionados por meio de malhas fiscais, de acordo com critérios técnicos de seleção.

Ações de Fiscalização para  IPTU E ITBI

O Plano Anual de Fiscalização também prevê ações para mais dois tributos em 2023: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)  e  Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).  De acordo com o órgão, espera-se que sejam concluídas 70 ações fiscais de ISS, 45  ações fiscais de IPTU e 15 procedimentos administrativos de fiscalização de ITBI. Em relação ao ITBI, serão fiscalizados principalmente os reconhecimentos de não incidência e imunidade do ITBI ocorridos em exercícios anteriores, sob condição, para os quais já tenha transcorrido o período de apuração da preponderância das atividades ou de cumprimento dos requisitos pelo sujeito passivo, examinando-se de forma definitiva a manutenção do benefício obtido.

Em 2022, foram iniciadas ações fiscais no setor de serviços de medicina e assistência veterinária e congêneres. O foco principal foi fiscalizar contribuintes que sonegavam de forma intencional, bem como aqueles que apresentavam indícios de erros no cumprimento da obrigação tributária. Outro setor fiscalizado foi o de serviços de registros públicos, cartorários e notariais. Também foram realizadas fiscalizações individuais em contribuintes e/ou responsáveis tributários. De acordo com o órgão, as ações do fisco, realizadas no ano passado, tiveram por resultado 64 ações fiscais concluídas e o lançamento de cerca de R$44,5 milhões de reais entre dívidas de ISS, multas e acréscimos moratórios.

O Plano Anual de Fiscalização 2023 está disponível no website da SMF, neste link: www.fazenda.niteroi.rj.gov.br/site/plano-anual-de-fiscalizacao/