Temos uma ótima notícia! A Secretaria Municipal de Fazenda está implementando o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) com base na norma ISO 9001! 

Como uma instituição que busca ter uma gestão voltada para resultados e com foco no cidadão, a SMF iniciou o projeto de implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para melhorar os serviços e atender melhor aos contribuintes e a própria Administração Fazendária! 

Mas, o que é o SGQ? Vamos explicar! 

O Sistema de Gestão de Qualidade formaliza os procedimentos dos setores da SMF, padronizando atividades e processos de acordo com a ferramenta de gestão ISO 9001. A ideia é identificar possíveis inconformidades e corrigi-las para manter um padrão de eficiência nos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Fazenda. 

E como está sendo implementado o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da SMF? 

O primeiro setor da SMF selecionado para adequar seus processos de acordo com o SGQ-ISO 9001 foi o Conselho de Contribuintes. O setor foi escolhido por promover a integração entre os cidadãos e a SMF, pois se trata de um colegiado formado por representantes dos contribuintes e da Prefeitura, responsável por julgar os recursos de decisões referentes a processos administrativos tributários de natureza contenciosa. 

O segundo setor a iniciar as adequações foi a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC). O setor foi escolhido pois é a porta de entrada da SMF aos cidadãos. O CAC passou por ampla modernização nessa gestão e tem buscado se aproximar cada vez mais dos cidadãos de forma mais inteligente e receptiva. É de suma importância que o setor modernize também seus processos de acordo com a ISO 9001 para entregar um atendimento com ainda mais qualidade para nossa cidade.  

Por fim, a área de pagamentos, representada pelas Coordenações de Liquidação e Repasses Financeiros; e de Pagamentos e Movimentação Financeira, que são cruciais para que o fluxo de pagamentos aos fornecedores da administração direta e repasse para as indiretas sejam executados tempestivamente e de forma segura, prezando pela saúde financeira do município.  

Com o SGQ vamos juntos tornar a Secretaria Municipal de Fazenda referência em prestação de serviços ao cidadão. Iremos também proporcionar mais transparência e otimizar a prestação de contas aos órgãos de controle. 

Vamos juntos implementar uma nova política de qualidade no serviço público!