As produções aqui agrupadas têm a motivar reflexões e práticas inclusivas, éticas, respeitosas que garantam um ambiente laboral saudável e livre de opressões.

Guia de Boas Práticas de Comunicação Não-Violenta e Empatia

O guia tem por finalidade proporcionar orientação e ferramentas para promover a comunicação eficaz e empática, melhorar relacionamentos interpessoais e resolver conflitos de maneira construtiva.  Nele você encontra dicas para capacitar as pessoas a se comunicarem de forma mais construtiva, empática e eficaz promovendo uma cultura de paz e entendimento mútuo.

Manual de Boas-Vindas ao Servidor Fazendário

O manual de boas-vindas do Servidor Fazendário faz parte do Plano de Valorização dos Servidores que tem como propósito auxiliar o desenvolvimento dos servidores em todas as áreas de suas vidas.
O documento apresenta as principais informações organizacionais da Prefeitura e da Secretaria, bem como reforça e prioriza a importância do comportamento profissional e cívico do corpo funcional, pois para gerar confiança na sociedade são necessárias posturas zelosas, atentas, profissionais e comprometidas. Esta publicação almeja tão somente reforçar o compromisso com o comportamento profissional, com a ética, transparência, integridade e boa governança.

Guia de Boas Práticas de Equidade Racial

O Guia tem por finalidade tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo, acessível e diverso. Nele você encontra dicas práticas para enfrentar a desigualdade racial no ambiente de trabalho, além da explicação de alguns dos conceitos fundamentais para o entendimento do tema.

Guia de Boas Práticas de Feedback

Este guia tem o objetivo de fomentar  a  cultura  de  Feedback  na  Secretaria  Municipal  de Fazenda, a fim de estimular o bom desempenho dos servidores.

Manual de Boas Práticas de Estágio

O documento foi desenvolvido para apresentar, um lugar de fácil acesso e disponível para consultas, a instituição e orientar tanto estudantes como supervisores no dia a dia, de maneira a facilitar o desenvolvimento dos jovens profissionais.

Guia de Boas Práticas de Equidade de Gênero

O Guia de Boas Práticas de Equidade de Gênero na Gestão Pública pretende oferecer, às/aos servidoras (es) da Secretaria Municipal de Fazenda, recomendações de práticas de gestão que permitam fortalecer a igualdade de gênero na gestão pública.

Este documento é uma das iniciativas do Programa de Valorização dos Servidores da SMF e tem o intuito de tornar o ambiente de trabalho mais saudável e acessível para as mulheres. 

Metodologia de Gerenciamento de Projetos

Voltada para foco em resultados concretos, reestruturação de práticas e adensamento da visão estratégica, a presente metodologia busca proporcionar maior seletividade e integração das ações; concentração de esforços; e clareza, transparência e visibilidade de resultados.

Programa de Valorização do Servidor Fazendário

O Programa de Valorização do Fazendário propõe um conjunto de ações que buscam estabelecer instrumentos institucionais para valorização do servidor da SMF em todos os âmbitos da sua atuação.

Guia de Diversidade LGBTQIAP+ no Setor Público

O Guia tem como finalidade oferecer aos servidores da Prefeitura Municipal de Niterói recomendações de práticas de gestão que fortaleçam a diversidade LGBTQIAP+ no setor público. Este documento é uma das iniciativas do Programa de Valorização dos Servidores da SMF e tem o intuito de tornar o ambiente de trabalho mais saudável e acessível para os servidores e servidoras que fazem parte da comunidade LGBTQIAP+.

Cartilha da Servidora Gestante

A Cartilha da Servidora Gestante foi formulada por iniciativa da Secretaria de Fazenda, com a colaboração da Secretaria de Administração (SMA), da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (CODIM), com o intuito de contribuir para o auxílio de mães e pais servidores, reunindo as principais informações e diretrizes sobre os direitos das gestantes e puérperas.