ㅤ

A Secretaria Municipal de Fazenda é o órgão responsável pela gestão das finanças públicas do município, atuando com foco na arrecadação, fiscalização, controle orçamentário e transparência dos recursos públicos. Seu principal objetivo é garantir que os tributos pagos pelos contribuintes sejam bem aplicados nos serviços demandados pelos cidadãos residentes do Município de Niterói, garantindo a sustentabilidade financeira da cidade e o bom funcionamento dos serviços oferecidos à população.
Ao longo dos anos, a SMF tem se destacado por sua atuação técnica e inovadora, sendo reconhecida nacionalmente por sua excelência em gestão fiscal. Desde 2016, Niterói ocupa o primeiro lugar no ranking de gestão fiscal da FIRJAN, resultado de um trabalho contínuo baseado em planejamento, integridade e compromisso com a eficiência.
Com uma trajetória que acompanha o desenvolvimento da cidade, a Secretaria também preserva sua história tendo sua sede em um prédio tombado como Patrimônio Histórico, o Palácio Araribóia, que hoje abriga todas as funções operacionais da SMF e o Centro de Memória da Fazenda, símbolo da evolução administrativa e da valorização do patrimônio público.
A SMF segue empenhada em promover uma gestão moderna, transparente e orientada para resultados, contribuindo para o crescimento sustentável de Niterói e para a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos.
ㅤ
Estrutura Organizacional
Secretário de Fazenda
Cesar Augusto Barbiero
Bacharel em Ciências Contábeis (1991) e em Direito (2001) pela Universidade Federal de Santa Maria, com pós-graduação lato sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2012). Ingressou como Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em 1993 e, ao longo de sua carreira, ocupou posições de destaque na Receita Federal.
Subsecretário de Receita Municipal
Vinícius Carlos Ferreira do Fundo
Formado em Sistemas de Computação pela Universidade Federal Fluminense (2011) e em Direito pela Universidade Cândido Mendes (2019), com pós-graduação lato sensu em Direito Tributário pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação (2020) e especialização em Direito Público e Privado pela Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (2021). Ingressou como Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em 2013, como Auditor Fiscal do Município de Niterói em 2016 e, ao longo de sua carreira, ocupou posições de destaque na Administração Tributária.
Subsecretário de Gestão Fazendária
Antonio Renato Cézar de Andrade
Ingressou no Serviço Público Federal em 1986. Bacharel em Ciências da Computação; Pós-Graduação latu-sensu em Gestão Pública (CIPAD/FGV), MBA em Gestão de Riscos e Compliance (IBMEC) e Programa de Formação de Gestores Públicos (ESAF). Instrutor em Ética no Serviço Público em turmas de formação da ESAF. Foi Superintendente de Informática na Fundação Roquete Pinto (TVE), Superintendente de Administração do Ministério da Fazenda no Estado do Rio de Janeiro e Chefe de Gabinete da Casa da Moeda do Brasil. Já aposentado, em 2019, atuou como gestor na Prefeitura Municipal da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, na Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (CDURP) e na Prefeitura Municipal de Maricá.
Subsecretário de Contabilidade
Thiago de Azevedo Pinto
Bacharel em Ciências Contábeis (2017) pela UNIABEU, possui trajetória profissional dedicada à Contabilidade Aplicada ao Setor Público, com atuação junto a diversos municípios, especialmente no Estado do Rio de Janeiro. Destaca-se pela contribuição à modernização da gestão contábil pública, com participação na implementação de metodologias e sistemas estruturantes, como o Limite de Saque Municipal, a apropriação de retenções no sistema e-Cidade, o EFD-Reinf em Niterói, a implantação do SIAFIC e o apoio à transição para o novo SIGFIS (TCE/RJ). Atuou ainda na elaboração do PPA, LDO e LOA e na implantação da padronização das Fontes de Recursos, conforme diretrizes da Secretaria do Tesouro Nacional, além de contribuir para a melhoria da qualidade da informação contábil municipal, com destaque para o desempenho no Ranking do SICONFI.
Subsecretário de Finanças
Salomão de Souza Neto
Bacharel em Administração (2014) pela Universidade Federal Fluminense. Possui sólida experiência na administração pública e no mercado de capitais, tendo atuado na Companhia Carioca de Securitização e na Secretaria de Fazenda de Niterói, onde coordenou o projeto de estruturação do Fundo de Securitização da Dívida Ativa. Atualmente exerce a função de Subsecretário de Finanças, aplicando sua vivência do setor privado em consultoria financeira e estruturação de negócios para fortalecer a governança e a gestão fiscal do município.
