Projeto que promove educação fiscal para escolas da cidade recebeu alunos do 4º ano do ensino fundamental do Instituto GayLussac.

Alunos do 4º ano do ensino fundamental do Instituto GaylLussac embarcaram, nesta semana, em uma aventura cheia de curiosidades e descobertas pela Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói (SMF).  A visita guiada faz parte do projeto “Escola Cidadã: uma aventura fiscal na SMF”. O projeto promove a educação fiscal por meio de um passeio pelo Palácio Arariboia. No roteiro estão incluídas diversas atividades, como dinâmicas, vídeos educativos e até uma vendinha montada especialmente para que as crianças aprendam sobre a importância da nota fiscal.

De acordo com o secretário de Fazenda, Heitor Moreira, Niterói segue os passos de outros municípios como São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte que já desenvolvem programas que ensinam a cidadania fiscal de forma lúdica e didática.

“Estamos ampliando nosso Programa de Educação Fiscal para atender às escolas da cidade e trabalhar com crianças dos ensinos fundamental e médio o funcionamento do estado, explicando como os tributos são arrecadados e aplicados no município. O conhecimento é fundamental para valorizar o uso dos recursos públicos, além de preparar as novas gerações para identificar e evitar casos de sonegação fiscal e vandalismo aos bens públicos”, explica Heitor Moreira.

Ao longo da visita, são realizadas três dinâmicas com as crianças. Uma delas é a eleição para prefeito(a) de Niterói. Na ocasião os alunos se repartem em grupos e escolhem três candidatos, que apresentam suas propostas para Niterói. Ao final, a turma toda vota. Cabe depois à criança eleita escolher os secretários de Planejamento, Urbanismo e Fazenda.

Outro momento de muita diversão é a “Vendinha”. A dinâmica estimula a criança a pedir sempre a nota fiscal. Ao final da atividade, as crianças levam uma nota exclusiva com um QR Code que direciona para o Programa NitNota Cidadã.

“A ideia da vendinha reproduz o nosso dia a dia. Por vezes, muitas pessoas esquecem de pedir o documento fiscal que comprova a venda de um serviço ou produto. Mas é importante entender que, ao pedir a nota fiscal, os cidadãos garantem que os impostos pagos chegarão ao seu destino para que as políticas públicas possam ser implementadas na cidade”, afirmou o subsecretário de Receitas, Juan Rodrigues.

Cartilha educativa – Quem participa da aventura fiscal pela Secretaria de Fazenda também ganha uma cartilha que reúne todas as informações ensinadas ao longo da visita. O material conta a história do Palácio Arariboia, explica qual é a atribuição da Secretaria de Fazenda, conta o que são os tributos e como são aplicados na cidade, explica a divisão dos Três Poderes, os entes da Federação, e aborda o Programa NitNota Cidadã.