O município de Niterói é líder no ranking de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta terça-feira (31). É o sétimo ano consecutivo que a cidade lidera o índice Firjan, um orgulho para toda gestão pública de Niterói.

A cultura de governo estabelecida em Niterói envolve a dedicação de cada servidor, lideranças políticas, e equipes técnicas no acompanhamento dos indicadores para orientar a melhor aplicação dos recursos públicos.

Desde 2016, a cidade tem apresentado os melhores desempenhos nos critérios estabelecidos pela Firjan para a elaboração do IFGF. 👏

📈 Os indicadores de “autonomia”, “investimentos”, “liquidez” e “despesa de pessoal” têm importante papel na avaliação da Firjan e Niterói teve boa avaliação em todos eles, o que demonstra o alinhamento com a saúde fiscal do município.

O compromisso com a Gestão Fiscal se espelha em ações como a criação do Fundo de Equalização de Receita (FER), que recebe recursos dos royalties e tem por objetivo, a manutenção dos serviços públicos essenciais, políticas públicas efetivas, investimentos de forma inteligente e segura, garantindo assim uma poupança para gerações futuras, em caso de frustação de receita.

Evidenciamos, também, os investimentos na digitalização dos processos, na modernização da gestão e no investimento no corpo técnico, com realizações de concursos públicos em diversas áreas.

Com base em dados oficiais de 2022 – os últimos disponíveis-, o IFGF avaliou as finanças de 5.240 municípios brasileiros.

O bom desempenho da cidade, ao longo da série histórica da Firjan, evidencia que a Prefeitura de Niterói tem se pautado nos mais altos padrões de gestão pública e fiscal responsável, com medidas consistentes e inovadoras, visando sempre à melhoria das condições de vida da população niteroiense atual e futura.

Parabéns a todos servidores da Prefeitura de Niterói que trabalham incansavelmente para promover uma gestão fiscal eficaz, em busca de uma Niterói mais justa, economicamente estável e próspera!