13/04/2020 – Mais de três mil e quatrocentos postos de trabalho foram cadastrados por 846 empresas, nesta segunda-feira (13), para receber o auxílio que a Prefeitura de Niterói vai pagar no programa Empresa Cidadã de Niterói. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (13). Pelo programa, a Prefeitura de Niterói pagará um salário mínimo, pelos próximos três meses, para até nove empregados de empresas, entidades religiosas e organizações sindicais com alvará na cidade e que tenham até 19 funcionários. Espera-se, com a medida, proteger 10 mil postos de trabalho e beneficiar pelo menos 1.200 empresas.

“O programa Empresa Cidadã é muito importante porque nós estamos falando de mais de 1.200 empresas de Niterói que vão ser apoiadas, garantindo empregos e mantendo nossas micro e pequenas empresas de pé. Não há contradição entre salvar vidas e apoiar as empresas e a economia”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

As empresas podem acessar o portal www.empresacidada.niteroi.rj.gov.br e preencher todas as informações necessárias para habilitar a inscrição até o dia 24 de abril. A expectativa é que no dia 5 de maio seja feito o primeiro depósito para as empresas que aderiram ao programa. Essas empresas não poderão reduzir o número de postos de trabalhos até outubro. A expectativa é atender 1.200 empresas e preservar 10 mil postos de trabalho.

Auxílio para MEIs – Também começou nesta segunda, entrega dos cartões para o pagamento do auxílio de R$ 500, por três meses, aos Microempreendedores Individuais em situação regular e que se cadastraram para requerer o benefício. Os cartões estão sendo entregues por ordem alfabética até o dia 17 (sexta-feira), para evitar a aglomeração de pessoas no local da retirada. Neste primeiro dia, foram entregues 1.092 cartões.

A Secretaria Municipal de Fazenda esclarece que, no dia da entrega, os cartões ainda não estarão carregados com o valor do benefício. O valor referente ao mês de abril será creditado no dia 24 de abril. Os demais pagamentos serão feitos em 24 de maio e 24 de junho.

“Esse auxílio será importante para as pessoas que dependem do seu trabalho para arcar com as despesas do dia-a-dia. Os cartões de compra serão todos distribuídos ao longo da semana, em locais previamente marcados, de forma organizada e principalmente muito segura para todos”, explicou a secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer.

Para consultar data, horário e local de retirada, basta fazer a consulta aqui. Na mesma página, é possível imprimir a declaração de recebimento do cartão. Ela deve ser preenchida, assinada pelo beneficiário e entregue no guichê durante o atendimento. Dessa forma, não será preciso manipular canetas para assinatura do documento na hora, o que reduz os riscos de contaminação. Além da declaração, será preciso levar original e cópia do documento de identidade com foto.

Alex Sandro Silva, de 41 anos, que trabalha com Comunicação Visual, mora no Largo da Batalha com a esposa e dois filhos. Para ele, o auxílio vai ser muito importante para ajudar com as compras do mês.

“O mercado está parado. Hoje a gente não está produzindo absolutamente nada. Esse valor vai ajudar e muito com as compras do mês, a garantir o leite da criança”, afirmou.