Cesar Augusto Barbiero foi eleito entre os primeiros suplentes em decisão unânime durante Assembleia da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos 

Na última sexta-feira (23), o secretário de Fazenda de Niterói, Cesar Augusto Barbiero, foi escolhido entre os primeiros suplentes do Conselho Superior Provisório do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CG-IBS). A decisão foi tomada de forma unânime por prefeitas e prefeitos das cidades mais populosas do país. 

A escolha ocorreu durante a Assembleia Geral Extraordinária da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), realizada em formato virtual, e marca o início oficial da participação dos municípios na governança da Reforma Tributária. Ao todo, foram definidos 39 representantes, sendo 13 titulares e 26 suplentes, respeitando critérios técnicos, de representatividade regional e populacional estabelecidos em lei. 

“O Conselho Superior do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS), instituído no âmbito da Reforma Tributária, passou a contar com novos representantes dos municípios de médio e grande porte, indicados pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). Estou entre os escolhidos, representando Niterói (RJ), assumindo a vaga de primeiro suplente, por indicação do prefeito Rodrigo Neves. A atualização da composição do colegiado representa um avanço na implementação do IBS, tributo que concentrará a principal arrecadação de estados e municípios. O Conselho terá papel estratégico na governança do novo sistema tributário, atuando na organização das regras de funcionamento, na promoção do desenvolvimento econômico e na sustentabilidade fiscal, pilares centrais da Reforma Tributária”, afirmou Cesar Augusto Barbiero. 

O Conselho Superior Provisório do CG-IBS terá papel estratégico na estruturação e no funcionamento do novo imposto, garantindo a representação dos entes municipais no processo de implementação da Reforma Tributária.