Amor, igualdade, respeito e dignidade, é o que desejamos não só neste dia 20, mas todos os dias do ano.

Em 20 de novembro, celebramos o Dia da Consciência Negra em homenagem a Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil. A data é uma reflexão sobre a importância da cultura afro-brasileira e a fundamental contribuição do povo negro para construção cultural, identitária e para o desenvolvimento do país.

O racismo é um sistema de opressões que nega direitos. Por isso, é fundamental a adoção de instrumentos de disseminação de práticas antirracistas para o rompimento da violência contra a população negra. Em 2022, para celebrar a Semana da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Fazenda, lançou o guia de Guia de Boas Práticas de Equidade Racial.

O lançamento do guia tem por objetivo fazer com que os servidores da SMF reflitam sobre questões raciais e realizem ações antirracistas para fortalecer a equidade no ambiente de trabalho. O Guia de Boas Práticas de Equidade Racial está disponível no link: https://fazenda.niteroi.rj.gov.br/site/~

Combater o racismo é um dever de todos!