Iniciativa integra o Trilho 3 do programa de desenvolvimento dos atendentes da Central de Atendimento

A Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC) participou, na última semana, um ciclo de oficinas voltadas ao desenvolvimento de competências comportamentais da equipe. A ação faz parte do Trilho 3 da Trilha Formativa conduzida pela Escola de Governo (EGG) em parceria com o Laboratório de Inovação da Seplag. 

Segundo Luiz Otávio, coordenador do Laboratório de Inovação, o objetivo é oferecer ferramentas práticas que melhorem as relações de trabalho e o atendimento à população: “Considero esse projeto especialmente importante para o CAC, porque a equipe lida diretamente com o público. Além de todas as interações internas, existe o desafio do atendimento diário à população. Por isso, estar sempre atualizado sobre ferramentas e metodologias que tornem a comunicação mais efetiva, como a Comunicação Não-Violenta e o uso Estruturado do Feedback, é extremamente valioso para o trabalho que eles realizam”, explica. 

A diretora do CAC, Beatriz Dantas, destaca que a rotina intensa do atendimento torna essas capacitações ainda mais necessárias: “A iniciativa é fundamental porque lidar com o público é uma atividade rotineira para a Central. As oficinas deram à equipe a oportunidade de compreender melhor a CNV e o feedback, e de expressar suas necessidades. Foi um momento de escuta e de fortalecimento coletivo”.  

Além disso, Beatriz ressaltou que a experiência também ajudou a aprimorar o diálogo interno e a relação de confiança entre gestão e equipe: “As oficinas ofereceram um momento para que a equipe compreendesse tecnicamente esses conceitos e expressasse suas necessidades, tanto individuais quanto coletivas. Para mim, foi uma oportunidade de entender melhor a dinâmica e as percepções dela. As oficinas também despertaram nelas o desejo de manter uma rotina de feedback comigo, para serem ouvidas e para construirmos um ambiente mais acolhedor e eficiente. Considerando as dificuldades do atendimento, acredito que esse novo trilho tem sido muito positivo ao oferecer espaço de escuta e desenvolvimento”, finaliza. 

As ações fazem parte do compromisso da Secretaria da Fazenda em promover ambientes de trabalho mais saudáveis, colaborativos e preparados para oferecer um atendimento de excelência ao contribuinte.