Plano traça metas e ações para transformar Niterói até 2050

Na última segunda-feira, dia 30, o prefeito Rodrigo Neves reuniu servidores municipais, gestores públicos, vereadores e representantes de diversas instituições e sociedade civil, no Teatro Municipal de Niterói para apresentar a atualização do Plano Estratégico ‘Niterói Que Queremos 2050’ (NQQ). Coordenado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), o plano, que teve sua primeira edição em 2013, passa agora por revisão e atualização, estabelecendo diretrizes e metas para o desenvolvimento urbano e social da cidade até 2050. 

A nova versão do NQQ mantém o foco em sete áreas estratégicas: Niterói Saudável; Organizada e Segura; Próspera e Dinâmica; Escolarizada e Inovadora; Inclusiva; Vibrante e Atraente; e Eficiente e Comprometida. Essas diretrizes visam promover melhorias em mobilidade urbana, integração regional, segurança, educação, tecnologia e inclusão social, além de fortalecer as ações de prevenção de riscos e proteção à vida, como as obras de contenção de encostas. 

Representando o Secretário Municipal de Fazenda, Cesar Augusto Barbiero, a equipe da Assessoria de Planejamento da Fazenda participou da cerimônia, destacando a importância do alinhamento entre os instrumentos de planejamento da gestão municipal para garantir o equilíbrio fiscal e o avanço sustentável da cidade. 

Para a diretora da Assessoria de Planejamento da Fazenda, Dandara Xavier, o evento simboliza o compromisso coletivo com o futuro da cidade: “A atualização do ‘Niterói Que Queremos’, agora com metas para 2050, vai muito além de uma simples revisão de objetivos. Trata-se da renovação do nosso compromisso, enquanto gestores públicos, com uma cidade mais justa, sustentável e inovadora. É fundamental que todas as áreas da Prefeitura, inclusive a Fazenda, estejam alinhadas com essa visão de futuro. Com planejamento de longo prazo, teremos diretrizes claras para assegurar uma gestão fiscal equilibrada, eficiente e comprometida com todos os cidadãos”, afirmou. 

Criado em 2013 com o propósito de orientar o desenvolvimento de Niterói ao longo de 20 anos, o NQQ é o plano estratégico de longo prazo da cidade, responsável por direcionar políticas públicas e investimentos para tornar Niterói mais inclusiva, inovadora e sustentável. 

Agora, em sua atualização para os próximos 25 anos, o plano incorpora novos desafios e amplia os mecanismos de participação social, reforçando o compromisso da gestão municipal com a construção de um futuro cada vez melhor para Niterói. 

Para mais informações, acesse: https://www.nqq2050.niteroi.rj.gov.br