Workshop apresentou avanços como o Data Lake Municipal, o Escritório de Dados (SIGeo) e o projeto do Gêmeo Digital, reforçando o uso estratégico de geotecnologia na gestão pública de Niterói

A Subsecretaria de Transformação Digital de Niterói realizou na última quinta-feira (10), no auditório da Prefeitura de Niterói, o workshop GEO-DADOS. Com foco em transformação digital, o evento contou com a presença do Departamento de Tecnologia da Informação (DTEC) e Setor de Recadastramento e Georreferenciamento (SereC) representando a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF).
Na ocasião, os servidores Alexandre Nisenbaum, João Costa e Laíne Moura foram apresentados a criação do Escritório de Dados (SIGeo), que integra algumas bases georreferenciadas para apoiar políticas públicas mais eficazes, além do desenvolvimento do Data Lake Municipal e o projeto do Gêmeo Digital, que promete transformar o planejamento urbano da cidade.
O Gerente de TICs TIC3, Alexandre Nisenbaum, destacou a importância do encontro “Foi um evento enriquecedor que destacou o uso estratégico de geotecnologias e dados para modernizar a gestão pública. Foram apresentados avanços como a criação do Escritório de Dados (SIGeo), o desenvolvimento do Data Lake Municipal e o projeto do Gêmeo Digital. O destaque ficou para o caso de sucesso da Secretaria Municipal de Urbanismo, com o Portal do Centro, que utiliza dados georreferenciados para apoiar gestores, investidores e cidadãos na revitalização urbana.”, conta.
Entre as diversas experiencias enriquecedoras, a programação incluiu uma mesa redonda com debates sobre infraestrutura tecnológica, cultura de dados no setor público e a interoperabilidade entre sistemas, para garantir mais eficiência e transparência na gestão pública. Ferramentas como ArcGIS Survey123 e dashboards em tempo real foram demonstradas, evidenciando o uso da tecnologia para facilitar a tomada de decisão.
A apresentação do workshop reforçou o papel de Niterói como uma cidade que aposta na tecnologia e no uso inteligente dos dados para melhorar a vida dos seus cidadãos.