A Imagem, empresa do mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS), realizou ontem, 13 de setembro, em Niterói, o Encontro de Usuários de Esri no Brasil “A sua transformação digital começa aqui”.

Considerado o principal evento do país para profissionais, especialistas e usuários de GIS, o Eu Esri teve como objetivo disseminar as novidades do segmento e mostrar, de forma prática, como a como a Plataforma ArcGIS vem agilizando o processo de Transformação Digital em várias empresas e entes públicos brasileiros.

Durante o Encontro, o Secretário de Fazenda de Niterói falou sobre a importância do Projeto de Geoprocessamento para a cidade. “Será possível uma gestão mais eficiente dos dados do nosso cadastro multifinalitário, por meio de ferramentas de análise espacial, acesso e coleta de dados em tempo real e monitoramento das informações estratégicas. Tornando Niterói mais inteligente, conectada e atrativa para investidores”, destacou.

O projeto é focado na implantação do Sistema de Gestão de Geoinformação (SIGEO), que irá englobar o Cadastro Técnico Multifinalitário da cidade, que consiste em um sistema de informação que integra dados diversificados para atender às necessidades de vários setores socioeconômicos, em uma determinada escala espacial. Com base em informações cadastrais geradas pelo sistema, os gestores municipais podem planejar e monitorar diferentes ações do governo.

Com este projeto, a Prefeitura de Niterói também fará uso da Plataforma de Gestão Civitas, da Imagem, suportada pela plataforma ArcGIS, que irá permitir a troca de informações entre as diferentes secretarias e órgãos da prefeitura de forma controlada, além de proporcionar a integração dos dados e a automação dos fluxos de trabalhos.

Além de Barbiero, estiveram presentes no encontro o Coordenador de Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói José Augusto Paixão Gomes, representantes da Prefeitura do Rio de Janeiro, INEA, UFF e o diretor de Informações da Cidade do Instituto Pereira Passos (IPP) Luiz Roberto Aroeira.

 

Mesa redonda do Encontro de Usuários de Esri no Brasil

Mesa redonda do Encontro de Usuários de Esri no Brasil. 

 

 Encontro de Usuários de Esri no Brasil

Encontro de Usuários de Esri no Brasil.