Nesta sexta-feira (15/12), representantes dos Fundos integrantes do Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros (FFSB) estiveram reunidos, na Sala Carlos Couto, em Niterói, para apresentar os resultados de 2023, repactuar objetivos, alinhar perspectivas e traçar ações estratégicas para 2024. O evento foi conduzido pelos pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Jain Family Institute (JFI), os quais também integram o FFSB.

A equipe de gestão do Fundo de Equalização da Receita do Município de Niterói (FER) participou do encontro, ao lado de representantes de Maricá, Conceição do Mato Dentro, Congonhas, Itabira e Ilhabela, além de integrantes do Banco Estadual do Espírito Santo (Banestes).

O FER foi criado em 2019 com objetivo de promover a estabilização fiscal no município de Niterói e formar poupança para que gerações futuras possam se beneficiar dos recursos oriundos da exploração de petróleo.

Já o FFSB surgiu em 2021, a partir da união de esforços de entes governamentais brasileiros que possuem Fundos Soberanos Subnacionais. O objetivo da iniciativa é promover as melhores práticas entre os membros a partir de suas experiências e desafios comuns, fortalecendo individualmente as capacidades estatais e mecanismos de governança.