A Secretaria Municipal de Fazenda deflagrou, nesta quarta-feira (01/08), a operação “Mãos à Obra”, visando a combater fraudes e sonegação de impostos. No alvo da operação estão 35 empresas do ramo de engenharia e construção civil, selecionadas a partir de malhas fiscais, com o uso de ferramentas de inteligência e cruzamento de dados. O início da operação ocorreu simultaneamente por uma equipe de 15 auditores fiscais municipais, que formam uma força-tarefa que trabalhará conjuntamente nas fiscalizações.

A ação é a primeira de um projeto que visa realizar operações em diversos setores da economia. “O objetivo é fazer um pente fino em todos os setores, combatendo a sonegação em seus mais diversos níveis e promovendo a justiça fiscal. Quando uma empresa sonega, perde o município que deixa de arrecadar, mas, principalmente, perde o cidadão, que deixa de ver esse imposto ser revertido em políticas públicas”, afirma o Subsecretário de Receita, Nylfson Borges.

“Intensificamos o investimento em inteligência fiscal e na capacitação de nosso pessoal. As próximas operações contarão com as novas malhas criadas a partir do acesso a dados conseguidos por convênios importantes com a Secretaria de Fazenda estadual e com a Receita Federal. Com os investimentos que estão sendo feitos na modernização da administração fazendária ficará cada vez mais difícil sonegar em Niterói”, pontuou o Secretário de Fazenda, Pablo Villarim.

Para os próximos meses, estão previstas operações semelhantes para diversas áreas, tais como Saúde, Educação e Hotelaria.

Auditores Fiscais da Prefeitura de Niterói deflagram operação “Mãos à Obra”.