Representantes da Unesco, da sociedade civil e gestores da Prefeitura de Niterói participaram de um debate sobre o projeto de cooperação técnica internacional de promoção e desenvolvimento sustentável do patrimônio cultural e natural do município no Solar do Jambeiro, em São Domingos, na última sexta-feira (30). A secretária de Fazenda, Giovanna Victer, e o secretário de Culturas, Victor De Wolf, apresentaram as metas do programa para a proteção e recuperação do acervo da cidade e consolidação da política cultural. Os convidados apresentaram sugestões que serão analisadas. Participaram do evento representantes da Faculdade de Cinema da UFF, da FGV, da Academia Fluminense de Letras, da Academia Niteroiense de Letras, do Grupo Diversidade de Niterói e produtores culturais.

“A participação da sociedade civil e o debate são fundamentais para os projetos da cidade. Temos uma carta envolvendo o turismo, educação, cultura, meio ambiente, além do mapeamento e fortalecimento do setor audiovisual. Buscamos uma articulação com a integração de governo e comunidade”, afirmou Giovanna. Um dos objetivos é viabilizar a candidatura do Caminho Niemeyer, com sete obras do arquiteto Oscar Niemeyer, segundo maior acervo do país, a patrimônio Mundial da Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Só o Museu de Arte Contemporânea atraiu 85 mil visitantes nas galerias e 280 mil no pátio, no ano passado.

O programa, avaliado em R$ 8,5 milhões, inclui ainda a criação de um centro de memórias Oscar Niemeyer, elaboração do projeto do Museu do Cinema Brasileiro, um plano de desenvolvimento do turismo com roteiros para museus, igrejas e locais históricos, participação do município no Congresso Mundial de Arquitetura 2020 e o mapeamento de locações para o fortalecimento do setor audiovisual do município que ainda conta com belezas naturais banhadas pela Baía de Guanabara.

Nesta quinta-feira (05), o documento será entregue no Ministério das Relações Exteriores por Giovanna e Victor.

“Temos um legado enorme de patrimônio artístico, cultural e imaterial que é mais recente. Nossa ideia é catalogar tudo em um inventário para garantir uma política de salvaguarda cultural para o futuro da cidade”, ressaltou De Wolf.

Participaram ainda do evento, a secretária de Educação, Flavia Monteiro de Barros Araújo, o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo, Paulo Novaes, a subsecretária de Planejamento, Marília Ortiz, o subsecretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Gabriel Mello Cunha; Isabel de Freitas Paula e Adriana Xavier, representantes da Unesco, professores da UFF, o presidente da Academia Fluminense de Letras, Waldenir de Bragança, o presidente do Grupo Diversidade Niterói, Felipe Carvalho, e representantes da Fundação de Artes de Niterói.

Secretarias de Fazenda e das Culturas de Niterói promovem debate com Unesco e sociedade civil sobre promoção internacional do patrimônio cultural do município. Foto: Bruno Eduardo Alves