Nesta sexta-feira (26), foi realizada a Audiência Pública para prestação de contas, em cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Foram apresentadas, na Câmara de Vereadores de Niterói, os resultados do RGF – 2ºQuad/RREO – 4º bimestre de 2025.
A audiência foi dirigida pelo Vereador Anderson Pipico. A prestação de contas foi apresentada pelo Subsecretário de Contabilidade, Thiago de Azevedo, com participação da equipe da Subsecretaria de Contabilidade da Fazenda.
Niterói vem apresentando bons resultados, indicando conformidade com as obrigatoriedades legais. A LRF determina que no mínimo 15% da receita líquida anual seja destinada à saúde e 25% para educação. O município encerra o 4º Bimestre de 2025 em 20,80% e 22,41%, respectivamente.
Os relatórios fiscais têm como objetivos a avaliação e controle do comportamento da receita, evolução da despesa, controle de gastos com pessoal, dívida consolidada, operações de crédito, aplicação em saúde e educação.
Conforme estabelecido pela LRF, os municípios têm que manter o seu endividamento em um montante equivalente a, no máximo, 120% de sua receita anual. Em Niterói, esse percentual finalizou o 2º Quadrimestre de 2025 em -58,45% da Receita Corrente Líquida, o que significa que os Haveres Financeiros, incluindo o Caixa, são maiores que as dívidas.
A divulgação de informações públicas de forma transparente é um direito democrático dos cidadãos para que possam acompanhar o seu governo e exercer o controle social.
A Audiência Pública foi transmitida ao vivo pela página do Facebook da Câmara Municipal de Niterói (https://www.facebook.com/camaraniteroi).
Todos os Relatórios Fiscais estão disponíveis à população no portal da transparência do município de Niterói: http://transparencia.niteroi.rj.gov.br