
Feira contou com apoio institucional da SMF e destacou iniciativas de empreendedorismo popular e cooperativismo
Na última terça-feira (8), com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), a Feira da Economia Solidária movimentou o Palácio Guanabara com empreendimentos locais de artesanato, alimentos e produtos ecológicos.
O evento, que ocorre toda segunda terça-feira do mês, foi um momento de valorização do trabalho coletivo, onde os servidores puderam apoiar ativamente e fortalecer o vínculo com a economia solidária prestigiando os produtos oferecidos.
Para Marcela Silva, proprietária do empreendimento Coisas da Chica, a feira é fundamental para o desenvolvimento dos empreendedores locais: “A Feira Pretas BAOBAB que acontece no pátio da Secretaria de Fazenda de Niterói, foi resultado de nosso projeto contemplado no Edital de Fomento do Banco Araribóia 2023, e está fazendo um ano de sucesso. A política pública de economia solidária de Niterói tem sido fundamental, onde aprendemos a praticar a autogestão, a sustentabilidade e a solidariedade trabalhando coletivamente”, comenta.
A Feira Pretas BAOBAB acontece mensalmente no pátio da Secretaria Municipal da Fazenda de Niterói, no Palácio Araribóia. Para expor na feira, é necessário entrar em contato diretamente com o Coletivo Pretas BAOBAB.
A iniciativa reafirma o compromisso da SMF com o desenvolvimento econômico aliado à justiça social, contribuindo para uma cidade mais humana, solidária e sustentável. Além disso, é importante destacar a força do empreendedorismo na cidade de Niterói, que ocupa o 2º lugar no ranking estadual, com 1.330 novos negócios liderados por mulheres apenas entre janeiro e junho deste ano. Um dado que reforça a importância de espaços como este para incentivar e valorizar o trabalho de mulheres empreendedoras e coletivos da economia solidária.