Participamos, nesta quinta-feira (05/10), do Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade, realizado no Theatro Municipal de Niterói, pela Secretaria Municipal do Clima, objetivando ser um ambiente de fomento à inovação e à tecnologia, com atenção ao desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, econômica e social.

O Fórum reuniu especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil, aquecendo o debate para a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada em Dubai no fim do mês de novembro.

O secretário de Fazenda em exercício, Heitor Moreira, esteve presente no debate, compondo o painel de Fomento com temas acerca do melhor uso dos royalties e a intercessão com as transições energéticos e mudanças climáticas. Durante sua apresentação, o secretário abordou o Fundo de Equalização das Receita de Niterói, seus objetivos, aplicações e potencialidades, além de enfatizar a importância da Rede Brasileira e Global de fundos soberanos que vem aprimorando os diálogos em prol desta rede.

Ainda durante o evento, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Clima e da Controladoria Geral do Município, reconheceu o trabalho de 33 empresas com o Certificado de Boas Práticas em Neutralização de Carbono. O prefeito Axel Grael, e a controladora do Município, Cristiane Marcelino, entregaram pessoalmente os certificados as empresas contempladas.

O Fórum se confirmou como um espaço de diálogo, de avaliação de cenários e de construção de rumos, com olhar para a crise climática a partir de políticas públicas, do fomento, principalmente da transição energética e da mobilidade. Além do ODS 13, o fórum vai promoveu debates de outros pontos importantes como as ODS 7 (Energia Limpa e Acessível), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).