Niterói sediou, na quarta-feira (06 de setembro), no Caminho Niemeyer, o II Seminário Regional de Boas Práticas em Defesa Civil. O evento teve como objetivo promover o intercâmbio de experiências e a troca de informações entre as secretarias de Defesa Civil de municípios do estado. Durante o encontro, foram apresentados e destacados projetos e programas de prevenção desenvolvidos nas localidades, visando compartilhar modelos diferenciados.

“O evento foi colaborativo e de grande importância. Também convidamos voluntários e participantes de diversas áreas. Os temas tratados foram de grande relevância, com extrema importância para o aprimoramento de todos”, explicou o coronel Wallace Medeiros, ex-secretário de Defesa Civil e Geotécnica de Niterói, que proferiu uma palestra sobre “Inteligência de dados e participação popular no aprimoramento da Defesa Civil”.

O evento foi organizado pela Regional Metropolitana de Defesa Civil (REDEC Metropolitana), da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro, e contou com o apoio da Prefeitura de Niterói.

Outros temas abordados no evento incluíram “Uso de Tecnologias Embarcadas com acesso à Internet (IoT) para Monitoramento de Alagamentos e Inundações”, com o professor Andres Pablo López Barbero, da Universidade Federal Fluminense (UFF). “Sistema de Monitoramento de Estabilidade de Encostas e Focos de Incêndios com Sensores de Baixo Custo” foi o tema apresentado pelo professor Ivanovich Salcedo, também da UFF.

O objetivo do II Seminário de Boas Práticas em Defesa Civil da REDEC Metropolitana foi compartilhar e debater ideias, iniciativas e experiências em Proteção e Defesa Civil, com o intuito de aproximar e estreitar relações com os órgãos de Defesa Civil municipais. Além disso, o seminário visou incentivar os municípios a interagirem e apresentarem projetos e ações para períodos de normalidade, como explicou o major Rafael Brazão da Gama, coordenador regional da Metropolitana.