A Prefeitura de Niterói quitou, na última quarta-feira (28), o “empréstimo das Bahamas”, financiamento internacional contraído no final da década de 1970 e refinanciado com a União em 1998 pelo valor de US$ 17,4 milhões, na época.

O Município ainda teria que pagar, até 2024, cerca de US$ 7,3 milhões de principal, além dos US$ 2,3 milhões correspondentes aos juros – valores com devidas atualizações financeiras. No entanto, a Secretaria Municipal de Fazenda reavaliou a documentação do empréstimo e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) atualizou os valores contratuais.

Por fim, as transações entre a Prefeitura de Niterói e STN resultaram na liquidação do contrato por US$ 1,1 milhão – gerando uma economia aos cofres públicos municipais de US$ 6,2 milhões apenas no principal da dívida.