Niterói é o primeiro município no Estado do RJ a lançar iniciativa

A Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói (SMF) disponibilizou esta semana no website da instituição o  “Banco de Linguagem Simples”. De acordo com o órgão, o recurso é um banco de dados com os principais termos e conceitos fazendários adaptados para a linguagem simples. O objetivo é facilitar o entendimento do cidadão ao vocabulário tributário, financeiro e contábil do município.

Segundo a secretária de Fazenda de Niterói, Marilia Ortiz, o Banco de Linguagem Simples é uma ferramenta de participação cidadã e que visa esclarecer conceitos da Administração Pública, que muitas vezes, não são compreendidos pela população.

“O Banco de Linguagem Simples é uma iniciativa que se insere na nova estratégia da Prefeitura de foco no cidadão. A ideia é aproximar a sociedade do poder público e possibilitar ao cidadão realizar serviços por conta própria. No caso da Secretaria de Fazenda, a natureza do trabalho exercido no órgão –  como arrecadar impostos ou liquidar pagamentos – acaba por privilegiar termos e palavras muito técnicos, o que dificulta a compreensão do que está sendo dito por boa parte da população. O Banco tenta suprir essa lacuna e, certamente, Niterói é o primeiro município no Estado do RJ a lançar tal iniciativa”, explica Marilia.

De acordo com o órgão, o Banco de Linguagem Simples não é um projeto inédito no país. Em pesquisas em Laboratórios de Inovação e em setores de inovação de entes subnacionais, é possível encontrar um projeto similar no Governo do Estado de São Paulo, que fez um banco de linguagem simples para os termos de Execução Orçamentária. Baseado nele, a SMF criou a sua própria versão, respeitando as especificidades do município.

Atualmente, já é possível acessar os verbetes sobre o Imposto Sobre Serviço (ISS) no website do órgão, por meio do endereço eletrônico: https://fazenda.niteroi.rj.gov.br/site/linguagem-simples/. De acordo com o Diretor de Inovação em Serviços da SMF, Luiz Otávio Monteiro Junior, novas expressões serão disponibilizadas ao longo do ano.

“Começamos um projeto piloto junto à Coordenadoria de ISS, com bons resultados sobre os termos mais utilizados. A partir dessa experiência, queremos avançar com informações sobre os outros impostos municipais (IPTU e ITBI) e sobre outras áreas, como o setor financeiro e o setor de contabilidade”, explica Luiz.

A Secretaria de Fazenda de Niterói ainda esclarece que não há recomendação jurídica para a implementação do Banco de Linguagem Simples, mas aponta que em alguns lugares, o uso da linguagem simples tem se tornado norma. É o caso da Prefeitura de São Paulo, onde há uma lei que institui uma Política de Linguagem Simples para todos os atos da administração municipal. A pauta tem ganhado força, mas ainda não está completamente disseminada no país.

A administração pública possui termos muito técnicos e complexos e isso é  comum porque o funcionamento do Estado, leis e regras, foram pensados a partir do Direito, e consequentemente, de sua linguagem. Por isso, os termos jurídicos se tornaram o padrão da administração pública.