Sessão solene na Câmara Municipal  homenageou servidores e concedeu a medalha de mérito José Clemente Pereira à Secretária de Fazenda Marilia Ortiz.

Secretária de Fazenda Marilia Ortiz e vereador Andrigo Carvalho entregam moção de aplausos ao servidor Robson Paulo de Almeida

A Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói (SMF) lançou nesta quinta-feira (04) na Câmara Municipal de Niterói o Plano de Valorização do Fazendário. A medida foi elaborada pela Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do órgão e tem como objetivo implementar ações de reconhecimento profissional, valorização de carreiras e desenvolvimento de competências. Participaram da sessão solene a secretária de Fazenda de Niterói Marilia Ortiz acompanhada dos subsecretários e servidores da SMF, o secretário de Administração Luiz Vieira, o presidente da Câmara Milton Cal e os vereadores Andrigo Carvalho e Renato Cariello. 

“Os fazendários merecem todas as honrarias. Foram incansáveis durante o período de enfrentamento à pandemia estruturando projetos que garantiram a manutenção de mais de 15 mil postos de trabalho, empréstimo de 18 milhões de reais a juros zero a mais 400 empresas e cumprimento do cronograma de pagamentos dos auxílios emergenciais. Recentemente também celebramos mais uma vez o primeiro lugar no índice Firjan de Gestão Fiscal.  Resultados que atestam o compromisso e seriedade do trabalho realizado pelos colaboradores da Secretaria de Fazenda”, falou secretária de Fazenda de Niterói, Marilia Ortiz.

O Plano possui quatro eixos de atuação e prevê 15 ações, entre elas estão algumas já implementadas na Secretaria, como a criação do dia do servidor Fazendário  por meio da Lei 396/2021, a regulamentação da remuneração vinculada a resultados para a carreira de Auditores Fiscais e o Programa de desenvolvimento de lideranças femininas em parceria com a Escola de Governo e Gestão de Niterói (EGG). Outras medidas serão implementadas no próximo ano como o programa de Saúde Ocupacional e a Política de conciliação “casa versus trabalho”, que visa regulamentar medidas institucionais que buscam fortalecer e facilitar a conciliação da vida entre a casa e o trabalho dos servidores da SMF.

“O Programa de Valorização é a consolidação de um ano inteiro de trabalho para o desenvolvimento institucional da Fazenda. Uma gestão orientada para resultados só alcança seus objetivos de excelência e eficiência colocando as pessoas no centro. Pessoas são nosso recurso mais valoroso para alcançar nossos resultados, por isso valorizá-las é nossa tarefa principal”, falou a Diretora da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da SMF, Priscila Borges. 

O Plano de Valorização do Servidor ficará disponível para consulta no site da secretaria no menu ‘Transparência / Repositório Institucional’.

Homenagem aos servidores

Durante o evento de lançamento do Plano de Valorização, 16 servidores receberam ‘moção de aplausos’, que é uma honraria concedida pela Câmara de Vereadores às pessoas que trabalham e contribuem para o desenvolvimento e a promoção do município de Niterói. De acordo com a Secretaria, a homenagem será realizada todos os anos, sempre no dia do Servidor Fazendário – 4 de novembro.  

Medalha José Clemente Pereira

A Secretária de Fazenda Marilia Ortiz recebeu a maior honraria da casa legislativa. Entregue pelo Vereador Andrigo Carvalho, a medalha de mérito José Clemente Pereira é conferida a cidadãos que, por suas atividades nos diversos ramos do conhecimento humano, tenham participado, direta ou indiretamente, do engrandecimento sociocultural e do continuado progresso da Cidade de Niterói. Marilia é Gestora de Políticas Públicas e Mestre em Administração Pública e Governo, a atual secretária de Fazenda atua no governo desde 2013 e ao longo da sua trajetória profissional na cidade ocupou os cargos de Gerente de Projetos da Subsecretaria de Modernização da Gestão e de Subsecretária de Planejamento e Parcerias da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG).




SERVIDORES HOMENAGEADOS

SetorNomeBiografia
Departamento do Tesouro – SUBFINFrancisco Marins de AlbuquerqueFrancisco Marins de Albuquerque é formado em Comunicação Social pela Universidade Cândido Mendes, com pós-graduação nas áreas de Gestão Corporativa e Auditoria e Controladoria. Atuou no mercado financeiro por aproximadamente 12 (doze) anos, antes de compor o quadro da Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói.
 
Iniciou sua carreira pública como assessor do Secretário Municipal de Fazenda em julho de 2015, sendo conduzido posteriormente a Diretor do Tesouro Municipal em janeiro de 2017. Atualmente, coordena uma equipe composta por 8 (oito) servidores, que estruturam diariamente as rotinas de pagamento da Prefeitura, além de realizarem o controle das receitas provenientes de transferências do Estado e da União.
Coordenação de Arrecadação -SUBFINLuiz Inácio Carvalho dos SantosLuiz Inácio Carvalho dos Santos ocupa o cargo de assessor e ingressou na Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói em 1994, aos 22 anos de idade, na Coordenação de Arrecadação. Ao longo desses seus 27 anos de serviço prestado ao Município de Niterói, exerceu e ainda exerce – entre outras – a atribuição de fechamento diário da arrecadação, análise de processos administrativos e de assessoria direta ao Coordenador.
Subsecretaria de Finanças – SUBFINRobson Paulo de AlmeidaRobson  é técnico em contabilidade e servidor efetivo da Secretaria Municipal de Fazenda há 36 anos, dos quais 25 foram à frente da chefia da Coordenação de Arrecadação da Subsecretaria de Finanças.
Durante esse período, Robson participou de diversas iniciativas para a modernização dos sistemas e serviços da administração fazendária, dentre as quais destacam-se a implantação do primeiro sistema próprio de arrecadação da PMN em 1994/1995, implantação do sistema de débito automático para IPTU em 1996 e a criação dos módulos de arrecadação do sistema E-Cidade.
Departamento de Estudos Fiscais – SUBFINLucas AlmeidaFormado em Engenharia pela Universidade de São Paulo, Lucas trabalhou no Itaú-Unibanco de 2008 a 2014.   Ingressou como Analista de Políticas Públicas na Prefeitura de Niterói em 2019, na Subsecretaria de Finanças. Em 2020, esteve como Subsecretário atuando principalmente nos projetos de apoio ao combate à Covid. Em 2021 assumiu o cargo de Diretor do Departamento de Estudos Fiscais, sendo responsável pelo Fundo de Equalização da Receita, Comitê de Riscos Fiscais e Informações Gerenciais e Estratégicas da Secretaria de Fazenda.
Coordenação de Documentação e Processos –SUMOGFabiana de Almeida ChianelloFabiana iniciou sua trajetória na Secretaria de Fazenda há 24 anos, como estagiária do Núcleo de Apoio Administrativo.  Há cada ano Fabiana conquistava mais espaço e em 1999 passou a fazer parte do corpo técnico da SMF.  A servidora contibuiu em diversos setores da secretaria, e teve grande participação na implementação do sistema de processo eletrônico da SMF, o PROCNIT. Atualmente a servidora faz parte da coordenação de documentos e processos da secretaria.
Departamento de Tecnologia da Informação – SUMOGFabian Philippsen Auditor fiscal da receita municipal de Niterói desde 2016. Atuou como Coordenador da Coordenação do Imposto Sobre Serviços por três anos. Atualmente desempenha a função de chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria de Fazenda, atuando ativamente na operacionalização e gestão dos principais programas de auxílio concedidos por Niterói durante a pandemia e, com auxílio das equipes de infraestrutura e desenvolvimento, impulsionando a modernização tecnológica da Secretaria de Fazenda em busca de maior transparência, eficiência e qualidade dos serviços prestados pela SMF.
Subsecretaria de Contabilidade Geral – SSCONTLígia Werneck Damasceno MarinsGraduada em A servidora Lígia é digna de todas as homenagens. Sua dedicação e competência inspiram a toda equipe. Apaixonada pelo trabalho, ela nos mostra a cada dia que sempre é possível evoluir. Aos 40 e poucos anos e uma carreira consolidada, Ligia resolveu encarar o desafio de uma 2ª graduação. Voltou pra faculdade para estudar contabilidade e, assim, conseguir entregar ainda mais para a SSCONT. É um orgulho imenso dividir nossa rotina com essa mulher incrível.
Subsecretaria de Contabilidade Geral – SSCONTRicardo Nunes RibeiroRicardo é o paizão da equipe. Com seus mais de 30 anos na contabilidade, já virou patrimônio da SMF. Profissional ímpar, ele é parceiro de todos os colegas. Está sempre disposto a ajudar no que for preciso, dentro e fora do ambiente de trabalho. Sem falar no seu coração gigante. Recentemente, ele vem emocionando a todos com seus lindos gestos de generosidade e amor ao próximo.
Departamento de Cadastros Fiscais – SURENJoão Gabriel Cardoso da Costa  Formado em Economia e Direito, João é agente fazendário desde 2016 e ocupa o cargo de diretor do Departamento de Cadastros Fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda desde 2017. Teve participação direta em diversas iniciativas que resultaram na redução do tempo de concessão de alvarás de uma média de 30 dias para apenas 3 dias. Além disso, participou de uma série de iniciativas de integração de dados que resultaram na atualização de milhares de matrículas de IPTU, melhorando a performance da arrecadação tributária por meio da identificação correta dos contribuintes.
Coordenação de Inteligência Fiscal – SURENLeonardo Mathias AntonioliLeonardo Mathias Antonioli, fiscal de posturas do município de Niterói desde 2016, atuando na Secretaria de Fazenda, destaca-se pelo seu profissionalismo e dedicação em todas as atividades que desempenha. Ao longo dos últimos cinco anos, participou de diversos projetos fundamentais para o aprimoramento da gestão fazendária, tais como a modernização do site, a elaboração de análises de inteligência e a modelagem e contratação do sistema de monitoramento por câmeras. Profissional comprometido e dinâmico, está sempre disponível para colaborar e continuamente propõe soluções para os problemas que encontra. Por esses e outros motivos, Leonardo é um exemplo para o serviço público de Niterói e do país!
Coordenação do IPTU – SURENFabio DorigoFormado e Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense.
 Pós-graduado em Governo e Administração Municipal pelo IBAM.
 Ingressou no serviço público em 2002 por meio de concurso para o cargo de Auditor Fiscal, obtendo o 7º lugar no referido concurso.
 Entre outros trabalhos desempenhados na Secretaria de Fazenda, exerceu, por 18 anos, com afinco, meticulosidade e extrema dedicação, o cargo de Coordenador do IPTU, período no qual a arrecadação do referido imposto teve um incremento substancial, devido, entre outros trabalhos desempenhados, ao permanente levantamento e correção das inconsistências cadastrais com as consequentes revisões de lançamento e à organização e seriedade com que sempre conduziu os trabalhos à frente da referida Coordenação.
Coordenação do ISS e Taxas – SURENAry BrafmanFormado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas.
 Pós-graduado em Sistemas pela COPPE -UFRJ e em Análise de Sistemas pela PUC-RJ.
 Ingressou no serviço público em 2002 por meio de concurso para o cargo de Auditor Fiscal, obtendo o 2º lugar no referido concurso.
 Entre outras incumbências na SMF, exerceu, por 10 anos, com elevado grau de excelência e dedicação, o cargo de Superintendente da Fiscalização de Tributos, destacando-se neste período a implantação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFSe e a digitalização da lavratura de peças fiscais, fatos que mudaram da rotina da fiscalização e impactaram sobremaneira no trabalho desenvolvido no atual Departamento de Lançamento e Fiscalização.
 
Departamento de Administração Tributária – SURENBeatriz DantasHá 06 anos na Secretaria de Fazenda, a servidora Beatriz durante 03 anos atuou na Central de Atendimento e atualmente assessora o Departamento de Administração Tributária e responsável pelo principal canal de contato eletrônico com os contribuintes – o email cac@fazenda.niteroi.rj.gov.br . São frequentes os relatos de cidadãos e colegas de trabalho reconhecendo o esforço em ajudar os contribuintes, a excelência do seu trabalho e sua dedicação no serviço prestado.
Setor de Cartório – SURENFabíola Campos Alves da SilvaServidora fazendária há mais de 10 anos, Fabíola representa bem o espírito do servidor da Secretaria de Fazenda – sorridente, comunicativa, comprometida e disposta a ir além para auxiliar os contribuintes em suas demandas. Atualmente compõe a equipe do Setor de Cartório e de apoio ao Conselho de Contribuintes.
Coordenação de Relacionamento com o Cidadão – SURENMarilucia ScaffoHá 06 anos a frente da Central de Atendimento, Marilúcia diariamente renova em si e na sua equipe as competências para lidar com as demandas dos cidadãos de Niterói e prestar a eles um serviço de qualidade. Ao longo desses anos e de todas as mudanças ocorridas no tipo de atendimento oferecido pela SMF, ela sempre abraçou e se dedicou ao sucesso dos projetos de melhoria do CAC. É um exemplo de profissional que lidera com pulso firme, mas também por conquistar a lealdade e carinho do grupo que coordena.
Chefia de GabineteTânia Lúcia Ferreira da Conceição Siqueira  Tânia atuou na iniciativa privada por 20 anos como Secretária no escritório de advocacia REINALDO MÓSSO BEYRUTH. No setor público está desde 1997, passando pelos cargos de Secretária: na Diretoria Administrativa e na Presidência da Niterói Terminais Rodoviários (Niter); no Gabinete da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SPOG); Controladoria Geral do Município (CGM) e Chefe de Gabinete na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG)

Galeria de fotos