Uma manhã diferente para os colaboradores da Fazenda, hoje (29/11) rolou uma super visita a Ilha de Boa Viagem, que reabriu para visitações recentemente. A atividade é parte das comemorações da Semana do Servidor Fazendário e garantiu, aos servidores, uma experiência completa por todo percurso de visitação da Ilha. A equipe passou pelo Fortim, o Casarão conhecido como castelo, pela Capela de Nossa Senhora de Boa Viagem e teve ainda a oportunidade de admirar a bela paisagem que completa mais esse Cartão Postal de Niterói. A visitação conta também com a exposição “Boa Viagem – Uma Ilha Cercada de Histórias”, que reúne cerca de 30 fotos e objetos que registram a memória do local.

A Ilha de Boa Viagem permaneceu fechada por anos e passou uma grande obra de restauração se tornando mais um patrimônio histórico, cultural e afetivo para a cidade e os niteroienses. Hoje, todo o local é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com a restauração pode ser visitado por moradores da cidade e por turistas.

Visitação:

Os Agendamentos de Visitas à Ilha da Boa Viagem podem ser realizados em: www.visit.niteroi.br. Novas vagas abrem toda sexta-feira!

A história da Ilha da Boa Viagem começa em 1650 com a construção da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. O local virou centro de peregrinação de marinheiros, que agradeciam pelas viagens bem-sucedidas e pediam benção para os próximos trajetos. A adoração à Nossa Senhora da Boa Viagem motivou a realização de festas religiosas, que culminavam com procissões marítimas nas águas da Baía de Guanabara. A capela foi destruída durante a invasão francesa de 1711 e reconstruída em 1780, em estilo neoclássico.