É com grande alegria que a SMF recebe o Selo de Integridade e Compliance “Previne Niterói” em reconhecimento ao compromisso e esforço contínuos na busca por uma gestão mais transparente, ética e responsável.

O selo “Previne Niterói” simboliza o resultado do trabalho incansável da SMF no cumprimento do Plano de Integridade, instituído pela secretária Marília Ortiz, objetivando sistematizar as políticas, instrumentos e áreas responsáveis pela integridade na instituição, assim como os seus principais riscos, medidas, áreas de atenção e os passos que a seguir na implementação de seu Programa de Integridade.

Na Secretaria de Fazenda, a atuação pela integridade e conformidade se apresenta como diretriz institucional, visando sempre o atendimento à estrita legalidade dos processos e procedimentos, bem como nas relações de enfrentamento e prevenção à corrupção. Um compromisso da gestão do prefeito Axel Grael que perpassa todas as esferas da administração municipal.

Na Secretaria de Fazenda a atuação pela integridade e conformidade se apresenta não apenas como o atendimento a uma obrigatoriedade formal exigida pela Lei, mas como pilar estruturante da construção da credibilidade do órgão junto aos servidores e à sociedade, conforme o Planejamento Institucional Participativo elaborado no início de 2021.

O “Previne Niterói”, tem o objetivo de intensificar e valorizar a cultura da integridade e do compliance na administração pública. Os esforços conjuntos posicionam Niterói como referência em integridade em comparação a outros municípios. Um mérito compartilhado com à Controladora Geral Cristiane Marcelino, e o Procurador Geral do Município, Francisco Soares, e todos os demais colaboradores que atuam para fortalecer a rede de Controle e Transparência na Prefeitura.

Parabéns a todos os envolvidos por mais esse importante feito! 👏

Confira o Plano de Integridade da Fazenda: https://www.fazenda.niteroi.rj.gov.br/site/plano-de-integridade/