Em três dias, evento debate iniciativas para melhorar a gestão pública no país

 A Prefeitura de Niterói vai participar ativamente da Semana de Inovação 2022, entre os dias 8 e 10 de agosto, que tem o objetivo de reunir especialistas para promover debates e trocas de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. A Prefeitura será representada na oitava edição do evento pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag) e pela Secretaria Municipal de Fazenda (SMF). Niterói será um dos municípios do país com o maior número de ações a serem mostradas no evento.

Com o tema “É tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontecerá em formato híbrido, com programação online e presencial em três cidades: Brasília, Rio de Janeiro e Recife. O evento é organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap); o Tribunal de Contas da União (TCU); a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e o Ministério da Economia.

A Secretaria de Planejamento vai apresentar duas oficinas sobre linguagem simples e criatividade, além de quatro vídeos relativos a experiências de Niterói em inovação no setor público. A Secretaria de Fazenda vai apresentar seis vídeos com iniciativas e projetos bem sucedidos implementados na pasta.

A secretária municipal de Planejamento, Ellen Benedetti, destacou que a presença marcante de Niterói na Semana da Inovação revela que a cidade alcançou uma maturidade em seus serviços e políticas públicas.

“Ter nossos projetos selecionados dentre vários do país reflete essa maturidade e demonstra como a cidade é referência em gestão pública. A Prefeitura tem um compromisso em buscar iniciativas inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população, os serviços oferecidos e o dia a dia do servidor público, investindo em transparência, agilidade e ferramentas de planejamento, avaliação e gestão. Participar de eventos como esse é fundamental para estarmos atualizados nas melhores práticas”, afirmou Ellen Benedetti.

A secretária municipal de Fazenda, Marília Ortiz, enfatizou que inovação é uma prioridade permanente da Prefeitura de Niterói.

“Estamos com um número expressivo de projetos selecionados nesta edição, o que reflete o profundo processo de inovação que estamos vivendo. Estamos investindo na digitalização dos nossos serviços, na capacitação dos nossos servidores, utilizando ferramentas de cruzamento e análise de dados para promover um fisco cada vez mais eficiente”, pontuou Marilia Ortiz.

Planejamento – A equipe da Subsecretaria de Modernização da Seplag vai apresentar a Oficina “Linguagem Simples: complicando para descomplicar”. O objetivo é instigar questionamentos sobre o porquê de se complicar o linguajar de um serviço que pode ser compreendido de maneira simples. A oficina está marcada para 9 de agosto (terça-feira), das 9h às 11h, no Rio de Janeiro.

Já a equipe do Laboratório de Inovação de Niterói (LabNit), vinculado à Subsecretaria de Articulação Institucional e Gestão do Conhecimento da Seplag, apresenta a oficina “E quando a criatividade acabar?”. Pensada para situações de inflexão, as ferramentas abordadas visam ajudar os servidores a sair do ponto de estagnação e avançar, mesmo em dias “não-criativos”. A oficina acontece em 10 de agosto (quarta-feira), das 9h às 11h, em Brasília.

A Seplag terá ainda a exibição de quatro vídeos. Um dos selecionados no eixo “Políticas públicas inovadoras e entrega de valor público” é “Simagi Niterói: o primeiro Sistema de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas municipal”. O vídeo apresenta o sistema que vai institucionalizar a nova política de avaliação dos programas e projetos públicos do município, além de organizar a gestão de dados.

Dois vídeos foram selecionados no eixo “Inovação na Prática: gestão e métodos com impacto na vida das pessoas”: “Ferramenta de Business Intelligence no acompanhamento do Plano de Metas da Prefeitura de Niterói” e “PPA Participativo e na palma da mão: o caso da Prefeitura de Niterói”, que tratam dos instrumentos de planejamento da cidade.

Já no eixo “Novas tecnologias a serviço da Transformação Digital”, o vídeo selecionado foi “O Portal do Planejamento: publicidade e transparência na Prefeitura de Niterói”, que apresenta a relevância de um portal (portalplanejamento.niteroi.rj.gov.br/) para divulgação das estratégias de planejamento da cidade.

Fazenda – A SMF teve seis vídeos selecionados para participar da Semana de Inovação. No eixo “Novas tecnologias a serviço da Transformação Digital”, serão exibidos os vídeos “Secretaria Municipal de Fazenda orientada para resultados”; “O futuro se constrói agora: a experiência do Fundo de Equalização da Receita de Niterói”; e “Arrecadação eficiente: a inovação de Niterói na cobrança do ITBI.

No eixo “Inovação na Prática: gestão e métodos com impacto na vida das pessoas”, os vídeos da SMF selecionados são “Atendimento ao cidadão como prioridade de inovação: experiência de Niterói”; e “Secretaria de Fazenda de Niterói em prol da Equidade Racial”.

Já no eixo “Políticas públicas inovadoras e entrega de valor público”, o vídeo a ser exibido será “Educa Fisco; facilitando a vida do cidadão na Secretaria de Fazenda de Niterói”.

Todos os vídeos serão disponibilizados no canal da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no Youtube: youtube.com/user/CanalENAP.