De acordo com o Art. 2 da Portaria nº 008/CGM/2021 fica estabelecida a seguinte orientação:

As futuras alterações e atualizações dos Termos de Requisitos Mínimos – TRMs referentes a pagamentos serão publicizadas nos sites da Prefeitura Municipal, da Controladoria Geral do Município e no presente caso no site da Secretaria Municipal de Fazenda, conforme Portaria nº 007/CGM/2021.

Os TRMs especificam as exigências mínimas que devem ser observadas previamente pelo gestor, de forma a orientar a instrução dos processos administrativos submetidos à análise da Secretaria Municipal de Fazenda, fortalecendo o sistema de controle interno e as ações preventivas e detectivas por meio de aprimoramento dos instrumentos de accountability e compliance.

A iniciativa da edição dos TRMs foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Fazenda e a Controladoria-geral do Município.

Os TRMs referem-se aos seguintes procedimentos:

Administração Direta

Administração Indireta

Formulário de Retenções Tributárias na Fonte e GRM

Veja aqui um passo a passo para preenchimento da GRM, que deve ser enviada junto com o Formulário de Retenções Tributárias na Fonte (veja aqui um exemplo desse formulário preenchido).

Manual Fiscal Tributário de Niterói

O Manual Fiscal Tributário de Niterói serve de parâmetro para as operações cotidianas da Secretaria da Fazenda de Niterói, especialmente quanto à retenção na fonte de tributos e contribuições sociais.